Autenticação de dois fatores na Mailrelay

Autenticação de dois fatores na Mailrelay

Mailrelay , Invited guest @ Mailrelay

Incluímos uma nova funcionalidade de segurança de verificação em duas etapas ou 2FA. Esta verificação consiste em adicionar um segundo processo de identificação, através de um código, e assim melhorar a segurança da sua conta e dos seus dados.

O processo é muito simples e é feito através de um código OTP (one time password) compatível com diversos Apps como Google Authenticator, Authy, Microsoft Authenticator, etc.

Também é importante deixar claro que essa verificação será feita por um único usuário da Mailrelay, ou seja, se houver vários usuários, ela só será ativada a partir daquele usuário que for acessado e tiver a opção habilitada.

Para ativá-lo, é necessário acessar a conta da Mailrelay e clicar no ícone à direita, em usuário e em seguida em perfil:

Autenticação de dois fatores da Mailrelay, passo 1

Nesta tela, clique em Autenticação de dois fatores -> ativar:

autenticação de dois fatores

As etapas para ativar a autenticação de dois fatores serão exibidas. O primeiro passo é escanear o código QR ou inserir o código com um aplicativo compatível com OTP. Em seguida, temos que confirmar o código que aparece no APP e a senha atual da conta da Mailrelay:

habilitar autenticação de dois fatores na mailrelay

Uma vez confirmado, veremos 5 códigos de backup. É muito importante guardar estes códigos em local seguro, pois caso não possamos acessar o APP para inserir o código, este backup nos permitirá acessar e alterá-lo ou remover a autenticação de dois fatores.

Em caso de perda dos códigos de Backup e do APP, a conta Mailrelay não poderá mais ser acessada e este processo não é recuperável.

O código de backup é inserido no lugar do código APP e é de utilização única, ou seja, uma vez que os 5 códigos de backup tenham sido usados, eles não serão mais habilitados.

códigos de recuperação autenticação de dois fatores

Uma vez habilitada, na próxima vez que a conta Mailrelay for acessada poderemos acessá-la normalmente:

acesso a Mailrelay

E agora o sistema nos pedirá o código do APP ou o código de backup:

Adicionando o código de autenticação

Uma vez inserido, poderemos acessar a conta normalmente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *