{"id":95566,"date":"2026-09-25T17:36:43","date_gmt":"2026-09-25T17:36:43","guid":{"rendered":"https:\/\/mailrelay.com\/glossary\/custo-de-aquisicao-de-clientes-cac\/"},"modified":"2026-09-25T17:36:50","modified_gmt":"2026-09-25T17:36:50","slug":"custo-de-aquisicao-de-clientes-cac","status":"publish","type":"glossary","link":"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/glossario\/custo-de-aquisicao-de-clientes-cac\/","title":{"rendered":"Custo de Aquisi\u00e7\u00e3o de Clientes (CAC)"},"content":{"rendered":"\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>O Custo de Aquisi\u00e7\u00e3o de Clientes (CAC) \u00e9 uma m\u00e9trica de marketing que indica quanto dinheiro uma empresa investe para conseguir um novo cliente. <\/strong><\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Em outras palavras, o CAC reflete o gasto m\u00e9dio necess\u00e1rio para converter um lead potencial em um cliente real. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">\u00c9 calculado considerando todos os custos de marketing e vendas envolvidos nas campanhas de capta\u00e7\u00e3o durante um per\u00edodo de tempo determinado, divididos pelo n\u00famero de novos clientes obtidos nesse per\u00edodo.<\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Por exemplo, se em um m\u00eas voc\u00ea investe 10.000 \u20ac em a\u00e7\u00f5es de marketing (publicidade online, eventos, <a href=\"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/\" target=\"_blank\" rel=\"noreferrer noopener\">email marketing<\/a>, etc.) e consegue 200 clientes novos, o CAC desse m\u00eas seria de 50 \u20ac por cliente. <\/strong><\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Esse valor significa que, em m\u00e9dia, cada novo cliente custou 50 \u20ac em esfor\u00e7os de marketing e vendas.<\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">O CAC costuma ser expresso em moeda (euros, d\u00f3lares, etc.) por cliente e \u00e9 fundamental para entender a efici\u00eancia das suas estrat\u00e9gias de aquisi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Um CAC alto indica que voc\u00ea est\u00e1 gastando muito para conquistar cada cliente<\/strong>, enquanto um CAC baixo sugere que suas t\u00e1ticas de marketing s\u00e3o mais rent\u00e1veis ou que voc\u00ea est\u00e1 conseguindo clientes de forma mais econ\u00f4mica.<\/p>\n\n<h2 class=\"wp-block-heading\">Por que \u00e9 importante medir o CAC?<\/h2>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">No marketing, costuma-se dizer que captar um cliente novo custa muito mais do que reter um j\u00e1 existente. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Diversos estudos apontam que adquirir um cliente pode ser at\u00e9 5, 7 ou mais vezes mais custoso do que fazer com que um cliente atual compre novamente<\/strong>. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Por isso, conhecer e otimizar o seu CAC \u00e9 vital para a sa\u00fade do seu neg\u00f3cio, por v\u00e1rios motivos:<\/p>\n\n<h3 class=\"wp-block-heading\">Controle do or\u00e7amento: <\/h3>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Medir o CAC ajuda voc\u00ea a saber se o dinheiro que investe em marketing e vendas est\u00e1 dando resultado. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Se voc\u00ea adquire clientes a um custo menor do que o esperado, est\u00e1 otimizando seu or\u00e7amento. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Por outro lado, <strong>se o CAC \u00e9 alto demais, voc\u00ea pode estar gastando mais do que deveria <\/strong>para atrair clientes, o que n\u00e3o \u00e9 sustent\u00e1vel a longo prazo.<\/p>\n\n<h3 class=\"wp-block-heading\">Rentabilidade do neg\u00f3cio: <\/h3>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">O CAC est\u00e1 diretamente relacionado \u00e0 rentabilidade. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Para que um neg\u00f3cio seja rent\u00e1vel, o custo de adquirir um cliente deve ser inferior \u00e0 receita ou ao valor que esse cliente trar\u00e1<\/strong> (tamb\u00e9m conhecido como Lifetime Value ou valor vital\u00edcio do cliente). <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Se o CAC superar o lucro que um cliente traz, a empresa perder\u00e1 dinheiro a cada nova venda. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Portanto, manter um CAC baixo em compara\u00e7\u00e3o com o valor m\u00e9dio de cada cliente \u00e9 essencial para um crescimento saud\u00e1vel.<\/p>\n\n<h3 class=\"wp-block-heading\">Avaliar estrat\u00e9gias e canais: <\/h3>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">O CAC permite comparar quais canais ou campanhas s\u00e3o mais eficazes. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Por exemplo, talvez voc\u00ea descubra que as <a href=\"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/glossario\/campana-de-email-marketing\/\" target=\"_blank\" rel=\"noreferrer noopener\">campanhas de email marketing<\/a> geram clientes a um custo muito menor do que a publicidade em redes sociais. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Gra\u00e7as a essa m\u00e9trica, voc\u00ea pode identificar as estrat\u00e9gias de capta\u00e7\u00e3o mais eficientes e concentrar seus recursos nelas.<\/p>\n\n<h3 class=\"wp-block-heading\">Tomada de decis\u00f5es informada: <\/h3>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Um CAC bem calculado serve como b\u00fassola para decis\u00f5es de neg\u00f3cio. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Por exemplo, pode ajudar voc\u00ea a determinar quanto pode investir em uma campanha para adquirir X quantidade de clientes sem comprometer a rentabilidade. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Al\u00e9m disso, os investidores costumam observar essa m\u00e9trica; um CAC razo\u00e1vel indica que a empresa sabe adquirir clientes de forma eficiente, o que gera confian\u00e7a.<\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Em resumo, medir o CAC proporciona a voc\u00ea uma perspectiva clara de qu\u00e3o caro (ou econ\u00f4mico) \u00e9 cada novo cliente para o seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Isso permite que voc\u00ea ajuste t\u00e1ticas<\/strong>, otimize o uso de recursos e garanta que as estrat\u00e9gias de marketing estejam alinhadas com os objetivos financeiros.<\/p>\n\n<h2 class=\"wp-block-heading\">Como se calcula o CAC?<\/h2>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Calcular o Custo de Aquisi\u00e7\u00e3o de Clientes \u00e9 relativamente simples. A f\u00f3rmula b\u00e1sica \u00e9:<\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>CAC = (Investimento total em marketing + Investimento em vendas) \/ N\u00famero de novos clientes obtidos<\/strong><\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Voc\u00ea deve somar todos os gastos relacionados \u00e0 capta\u00e7\u00e3o de clientes em um per\u00edodo espec\u00edfico (por exemplo, um m\u00eas ou um trimestre) e dividir essa soma pela quantidade de clientes novos adquiridos no mesmo per\u00edodo. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">\u00c9 importante que tanto os gastos quanto o n\u00famero de clientes correspondam ao mesmo per\u00edodo para que o valor fa\u00e7a sentido.<\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Elementos a incluir no c\u00e1lculo:<\/strong><\/p>\n\n<h3 class=\"wp-block-heading\">Gastos de marketing: <\/h3>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Aqui entram os custos de campanhas publicit\u00e1rias (<a href=\"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/glossario\/google-ads\/\" target=\"_blank\" rel=\"noreferrer noopener\">Google Ads<\/a>, Facebook Ads, etc.), cria\u00e7\u00e3o de conte\u00fado, email marketing, eventos promocionais, ferramentas ou ag\u00eancias de marketing, descontos ou promo\u00e7\u00f5es para atrair clientes, entre outros.<\/p>\n\n<h3 class=\"wp-block-heading\">Gastos de vendas: <\/h3>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Sal\u00e1rios ou comiss\u00f5es da equipe comercial, assinaturas de software de vendas (por exemplo, um <a href=\"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/glossario\/crm-customer-relationship-management\/\">C<\/a><a href=\"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/glossario\/crm-customer-relationship-management\/\" target=\"_blank\" rel=\"noreferrer noopener\">R<\/a><a href=\"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/glossario\/crm-customer-relationship-management\/\">M<\/a>) e qualquer outro custo associado ao processo de converter leads em clientes.<\/p>\n\n<h3 class=\"wp-block-heading\">Outros custos associados: <\/h3>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">\u00c0s vezes tamb\u00e9m s\u00e3o inclu\u00eddos gastos de suporte durante o processo de venda ou demonstra\u00e7\u00f5es de produto, dependendo do tipo de neg\u00f3cio.<\/p>\n\n<h3 class=\"wp-block-heading\">Exemplo pr\u00e1tico: <\/h3>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Imagine uma startup que no \u00faltimo trimestre gastou 5.000 \u20ac em publicidade online, 2.000 \u20ac em marketing de conte\u00fado e email marketing, e 3.000 \u20ac no sal\u00e1rio da sua equipe de vendas dedicada a novos clientes. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Nesse trimestre, conquistaram 100 clientes novos. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Somando os gastos (5.000 + 2.000 + 3.000 = 10.000 \u20ac) e dividindo-os por 100 clientes, obtemos um CAC = 100 \u20ac por cliente nesse trimestre.<\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Esse c\u00e1lculo d\u00e1 a voc\u00ea um n\u00famero claro. <\/strong><\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Com esse dado, voc\u00ea pode se perguntar: 100 \u20ac por cliente \u00e9 um custo vi\u00e1vel para o nosso neg\u00f3cio? <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>A resposta depender\u00e1 de quanto dinheiro gasta ou gera em m\u00e9dia<\/strong> cada cliente que voc\u00ea adquire. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Se cada cliente traz receitas muito acima de 100 \u20ac, talvez o CAC esteja dentro do aceit\u00e1vel; se, por outro lado, cada cliente gera menos do que esse valor, ent\u00e3o esse CAC \u00e9 problem\u00e1tico e voc\u00ea precisar\u00e1 buscar reduzi-lo.<\/p>\n\n<h2 class=\"wp-block-heading\">Qual \u00e9 um CAC \u201cbom\u201d ou aceit\u00e1vel?<\/h2>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">N\u00e3o existe um valor universal de CAC que seja ideal para todas as empresas, j\u00e1 que depende do setor, do modelo de neg\u00f3cio e do valor m\u00e9dio dos clientes. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Por\u00e9m, uma forma comum de avaliar se o seu CAC \u00e9 aceit\u00e1vel \u00e9 comparando-o com o <strong>Valor Vital\u00edcio do Cliente (<a href=\"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/glossario\/customer-lifetime-value-clv\/\" target=\"_blank\" rel=\"noreferrer noopener\">Lifetime Value ou LTV<\/a>).<\/strong><\/p>\n\n<h3 class=\"wp-block-heading\">Rela\u00e7\u00e3o CAC vs LTV: <\/h3>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">De modo geral, busca-se que o CAC seja significativamente menor do que o LTV. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Por exemplo, muitas empresas buscam que, para cada euro investido em adquirir um cliente (CAC), esse cliente gere pelo menos 3 euros de receita ao longo de sua vida como cliente (LTV). <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Essa rela\u00e7\u00e3o 3:1 (LTV:CAC) \u00e9 frequentemente mencionada como saud\u00e1vel. <\/strong><\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Se voc\u00ea descobrir que o seu CAC \u00e9 quase t\u00e3o alto quanto a receita que cada cliente traz, ter\u00e1 problemas de rentabilidade.<\/p>\n\n<h3 class=\"wp-block-heading\">Recupera\u00e7\u00e3o do CAC: <\/h3>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Outra forma de analisar isso \u00e9 calcular quanto tempo voc\u00ea leva para recuperar o investimento de adquirir esse cliente. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Se o seu CAC \u00e9 100 \u20ac e, em m\u00e9dia, voc\u00ea ganha 50 \u20ac por m\u00eas por cliente, em dois meses voc\u00ea recupera o custo de aquisi\u00e7\u00e3o. <\/strong><\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Quanto mais r\u00e1pido voc\u00ea recuperar o CAC, melhor para o seu fluxo de caixa e para a viabilidade da sua estrat\u00e9gia de marketing.<\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Tamb\u00e9m \u00e9 \u00fatil comparar o seu CAC com benchmarks do setor ou com seus concorrentes, se esses dados estiverem dispon\u00edveis. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Por exemplo, em setores como o software <a href=\"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/glossario\/b2b\/\" target=\"_blank\" rel=\"noreferrer noopener\">B2B<\/a> \u00e9 normal ter CAC mais altos, j\u00e1 que o processo de venda \u00e9 longo e cada cliente conquistado costuma gerar receitas muito elevadas. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">J\u00e1 no com\u00e9rcio eletr\u00f4nico de produtos econ\u00f4micos, um CAC alto pode ser um sinal de alerta, porque as margens por cliente s\u00e3o mais baixas.<\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Em resumo, um \u201cbom\u201d CAC \u00e9 aquele que permite que o seu neg\u00f3cio seja rent\u00e1vel e sustent\u00e1vel. <\/strong><\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Se estiver alto demais em rela\u00e7\u00e3o ao valor que o cliente traz, voc\u00ea dever\u00e1 revisar suas estrat\u00e9gias de marketing e otimizar seus processos para reduzi-lo.<\/p>\n\n<h2 class=\"wp-block-heading\">Estrat\u00e9gias para reduzir o CAC<\/h2>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Conseguir reduzir o Custo de Aquisi\u00e7\u00e3o de Clientes \u00e9 um objetivo fundamental, j\u00e1 que implica atrair clientes de forma mais eficiente. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Algumas estrat\u00e9gias eficazes para reduzir o CAC s\u00e3o:<\/p>\n\n<h3 class=\"wp-block-heading\">Otimize sua segmenta\u00e7\u00e3o: <\/h3>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Em vez de direcionar-se a um p\u00fablico muito amplo, <strong>concentre suas campanhas nas suas buyer persona ou segmentos de mercado mais propensos a precisar do seu produto. <\/strong> <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Uma segmenta\u00e7\u00e3o precisa significa que voc\u00ea gasta menos para impactar pessoas que nunca v\u00e3o converter, e mais em quem realmente poderia se tornar cliente.<\/p>\n\n<h3 class=\"wp-block-heading\">Melhore o funil de vendas: <\/h3>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Revise cada etapa do seu funil de convers\u00e3o (desde o momento em que algu\u00e9m conhece sua marca at\u00e9 a compra) e identifique onde voc\u00ea pode estar perdendo leads. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Por exemplo, se muitas pessoas chegam ao seu site, mas poucas se inscrevem na sua <a href=\"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/glossario\/newsletter\/\" target=\"_blank\" rel=\"noreferrer noopener\">newsletter<\/a> ou solicitam uma demonstra\u00e7\u00e3o (topo do funil), talvez seja necess\u00e1rio otimizar a p\u00e1gina de cadastro com uma chamada para a\u00e7\u00e3o mais clara ou algum incentivo (como um lead magnet para download). <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Quanto mais fluida e eficaz for a jornada do cliente pelo funil<\/strong>, menos voc\u00ea gastar\u00e1 para conduzi-los at\u00e9 a convers\u00e3o.<\/p>\n\n<h3 class=\"wp-block-heading\">Aproveite o email marketing e a automa\u00e7\u00e3o: <\/h3>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Manter o contato com seus leads por meio de campanhas de email marketing bem planejadas pode aumentar as convers\u00f5es sem gerar grandes gastos adicionais. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>O email \u00e9 um canal muito rent\u00e1vel (tem um custo baix\u00edssimo por mensagem)<\/strong> que permite nutrir os prospectos com conte\u00fado \u00fatil, ofertas e lembretes. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Por meio da automa\u00e7\u00e3o de marketing, voc\u00ea pode enviar emails personalizados no momento certo (por exemplo, sequ\u00eancias de boas-vindas, emails de carrinho abandonado, etc.), aumentando as chances de converter leads em clientes com um custo m\u00ednimo.<\/p>\n\n<h3 class=\"wp-block-heading\">Conte\u00fado de qualidade e SEO: <\/h3>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Investir em marketing de conte\u00fado (artigos de blog, guias, v\u00eddeos, infogr\u00e1ficos) ajuda voc\u00ea a atrair tr\u00e1fego org\u00e2nico para o seu site. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Se o seu conte\u00fado responde \u00e0s d\u00favidas ou necessidades da sua audi\u00eancia, <strong>voc\u00ea ganhar\u00e1 visibilidade nos buscadores. <\/strong> <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">A longo prazo, o SEO e o conte\u00fado podem trazer leads \u201cgratuitos\u201d (ou a um custo muito baixo em compara\u00e7\u00e3o com a publicidade paga). <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Embora criar conte\u00fado de qualidade tenha um custo inicial, seus benef\u00edcios se acumulam ao longo do tempo e podem reduzir sua depend\u00eancia de an\u00fancios pagos para gerar vendas.<\/p>\n\n<h3 class=\"wp-block-heading\">Incentive indica\u00e7\u00f5es e fidelize: <\/h3>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Um cliente satisfeito pode trazer novos clientes para voc\u00ea quase sem custo. Implemente programas de indica\u00e7\u00e3o ou incentivos para que seus clientes atuais recomendem sua marca. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Por exemplo, ofere\u00e7a descontos ou cr\u00e9ditos para cada amigo que trouxerem como cliente. <\/strong><\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Essas indica\u00e7\u00f5es costumam ter um CAC baix\u00edssimo<\/strong>, j\u00e1 que basicamente seu cliente faz o trabalho de marketing por voc\u00ea. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Al\u00e9m disso, <strong>concentre-se na fideliza\u00e7\u00e3o<\/strong>: se seus clientes permanecem com voc\u00ea por mais tempo ou compram repetidamente, a receita extra que geram equilibra o custo inicial de capta\u00e7\u00e3o, melhorando a rentabilidade geral.<\/p>\n\n<h3 class=\"wp-block-heading\">Otimize a publicidade paga: <\/h3>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Se voc\u00ea usa an\u00fancios online, trabalhe para melhorar a qualidade e a relev\u00e2ncia dos seus an\u00fancios. <\/strong><\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">An\u00fancios mais relevantes tendem a custar menos por clique (por exemplo, no Google Ads, um Quality Score alto reduz o CPC). <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Tamb\u00e9m fa\u00e7a testes A\/B com suas criatividades e textos para aumentar a taxa de convers\u00e3o desses cliques em clientes. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Se voc\u00ea conseguir converter mais leads em clientes com o mesmo or\u00e7amento publicit\u00e1rio, seu CAC diminuir\u00e1 automaticamente.<\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Cada neg\u00f3cio \u00e9 diferente, por isso vale a pena experimentar e medir o que funciona melhor no seu caso. <\/strong><\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Revise constantemente suas m\u00e9tricas, teste novas abordagens e ajuste conforme necess\u00e1rio. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Reduzir o CAC geralmente n\u00e3o acontece da noite para o dia, mas com melhorias cont\u00ednuas voc\u00ea pode fazer com que cada euro investido renda mais em forma de novos clientes.<\/p>\n\n<h2 class=\"wp-block-heading\">Conclus\u00e3o<\/h2>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">O Custo de Aquisi\u00e7\u00e3o de Clientes (CAC) \u00e9 um indicador fundamental para entender a efic\u00e1cia dos seus esfor\u00e7os de marketing e vendas. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Saber quanto custa conseguir cada cliente novo dar\u00e1 a voc\u00ea as diretrizes para ajustar suas estrat\u00e9gias e torn\u00e1-las mais eficientes. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Um CAC controlado e acompanhado de um bom valor de cliente (LTV) significa que o seu neg\u00f3cio pode crescer de forma rent\u00e1vel.<\/strong><\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">No competitivo mundo do marketing digital \u2014 onde convivem estrat\u00e9gias de publicidade, conte\u00fado, email marketing e muito mais \u2014, as empresas que dominam suas m\u00e9tricas levam vantagem. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Portanto, analise regularmente o seu CAC, compare-o com o valor que cada cliente traz e aplique t\u00e1ticas para otimiz\u00e1-lo. <\/p>\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Assim, voc\u00ea impulsionar\u00e1 seu crescimento gastando de forma inteligente e garantindo o maior retorno poss\u00edvel por cada cliente conquistado.<\/p>\n\n<h2 class=\"wp-block-heading\">Artigos relacionados<\/h2>\n\n<ul class=\"wp-block-list\">\n<li><a href=\"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/glossario\/produto-minimo-viavel\/\">Produto M\u00ednimo Vi\u00e1vel<\/a><\/li>\n\n\n\n<li><a href=\"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/glossario\/promocoes-por-email\/\">Promo\u00e7\u00f5es por Email<\/a><\/li>\n\n\n\n<li><a href=\"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/glossario\/prospeccao-de-vendas\/\">Prospec\u00e7\u00e3o de Vendas<\/a><\/li>\n\n\n\n<li><a href=\"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/glossario\/prospect\/\">Prospect<\/a><\/li>\n\n\n\n<li><a href=\"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/glossario\/protocolo-sip\/\">Protocolo SIP<\/a><\/li>\n\n\n\n<li><a href=\"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/glossario\/protocolo-ssh\/\">Protocolo SSH<\/a><\/li>\n\n\n\n<li><a href=\"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/glossario\/protocolo-ssl\/\">Protocolo SSL<\/a><\/li>\n\n\n\n<li><a href=\"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/glossario\/provedor-de-email-esp\/\">ESP (Provedor de Email)<\/a><\/li>\n<\/ul>\n","protected":false},"template":"","class_list":["post-95566","glossary","type-glossary","status-publish","hentry"],"yoast_head":"<!-- This site is optimized with the Yoast SEO plugin v28.5 - https:\/\/yoast.com\/product\/yoast-seo-wordpress\/ -->\n<title>Custo de Aquisi\u00e7\u00e3o de Clientes (CAC) - Mailrelay<\/title>\n<meta name=\"description\" content=\"O Custo de Aquisi\u00e7\u00e3o de Clientes (CAC) \u00e9 uma m\u00e9trica de marketing que indica quanto dinheiro uma empresa investe para conseguir um novo cliente\" \/>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/glossario\/custo-de-aquisicao-de-clientes-cac\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Custo de Aquisi\u00e7\u00e3o de Clientes (CAC) - Mailrelay\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"O Custo de Aquisi\u00e7\u00e3o de Clientes (CAC) \u00e9 uma m\u00e9trica de marketing que indica quanto dinheiro uma empresa investe para conseguir um novo cliente\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/glossario\/custo-de-aquisicao-de-clientes-cac\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Mailrelay\" \/>\n<meta property=\"article:publisher\" content=\"https:\/\/www.facebook.com\/Mailrelay\/\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2026-09-25T17:36:50+00:00\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:site\" content=\"@mailrelay\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"11 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\\\/\\\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/mailrelay.com\\\/pt\\\/glossario\\\/custo-de-aquisicao-de-clientes-cac\\\/\",\"url\":\"https:\\\/\\\/mailrelay.com\\\/pt\\\/glossario\\\/custo-de-aquisicao-de-clientes-cac\\\/\",\"name\":\"Custo de Aquisi\u00e7\u00e3o de Clientes (CAC) - Mailrelay\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/mailrelay.com\\\/pt\\\/#website\"},\"datePublished\":\"2026-09-25T17:36:43+00:00\",\"dateModified\":\"2026-09-25T17:36:50+00:00\",\"description\":\"O Custo de Aquisi\u00e7\u00e3o de Clientes (CAC) \u00e9 uma m\u00e9trica de marketing que indica quanto dinheiro uma empresa investe para conseguir um novo cliente\",\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/mailrelay.com\\\/pt\\\/glossario\\\/custo-de-aquisicao-de-clientes-cac\\\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\\\/\\\/mailrelay.com\\\/pt\\\/glossario\\\/custo-de-aquisicao-de-clientes-cac\\\/\"]}]},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/mailrelay.com\\\/pt\\\/glossario\\\/custo-de-aquisicao-de-clientes-cac\\\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"Home\",\"item\":\"https:\\\/\\\/mailrelay.com\\\/pt\\\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Custo de Aquisi\u00e7\u00e3o de Clientes (CAC)\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/mailrelay.com\\\/pt\\\/#website\",\"url\":\"https:\\\/\\\/mailrelay.com\\\/pt\\\/\",\"name\":\"Mailrelay\",\"description\":\"Mailrelay.com - Email Marketing Software\",\"publisher\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/mailrelay.com\\\/pt\\\/#organization\"},\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\\\/\\\/mailrelay.com\\\/pt\\\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":{\"@type\":\"PropertyValueSpecification\",\"valueRequired\":true,\"valueName\":\"search_term_string\"}}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Organization\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/mailrelay.com\\\/pt\\\/#organization\",\"name\":\"Mailrelay\",\"url\":\"https:\\\/\\\/mailrelay.com\\\/pt\\\/\",\"logo\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/mailrelay.com\\\/pt\\\/#\\\/schema\\\/logo\\\/image\\\/\",\"url\":\"https:\\\/\\\/mailrelay.com\\\/wp-content\\\/uploads\\\/2019\\\/05\\\/mailrelay-logo.jpg\",\"contentUrl\":\"https:\\\/\\\/mailrelay.com\\\/wp-content\\\/uploads\\\/2019\\\/05\\\/mailrelay-logo.jpg\",\"width\":613,\"height\":291,\"caption\":\"Mailrelay\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/mailrelay.com\\\/pt\\\/#\\\/schema\\\/logo\\\/image\\\/\"},\"sameAs\":[\"https:\\\/\\\/www.facebook.com\\\/Mailrelay\\\/\",\"https:\\\/\\\/x.com\\\/mailrelay\",\"https:\\\/\\\/www.youtube.com\\\/mailrelay-email-marketing\"]}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Custo de Aquisi\u00e7\u00e3o de Clientes (CAC) - Mailrelay","description":"O Custo de Aquisi\u00e7\u00e3o de Clientes (CAC) \u00e9 uma m\u00e9trica de marketing que indica quanto dinheiro uma empresa investe para conseguir um novo cliente","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/glossario\/custo-de-aquisicao-de-clientes-cac\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Custo de Aquisi\u00e7\u00e3o de Clientes (CAC) - Mailrelay","og_description":"O Custo de Aquisi\u00e7\u00e3o de Clientes (CAC) \u00e9 uma m\u00e9trica de marketing que indica quanto dinheiro uma empresa investe para conseguir um novo cliente","og_url":"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/glossario\/custo-de-aquisicao-de-clientes-cac\/","og_site_name":"Mailrelay","article_publisher":"https:\/\/www.facebook.com\/Mailrelay\/","article_modified_time":"2026-09-25T17:36:50+00:00","twitter_card":"summary_large_image","twitter_site":"@mailrelay","twitter_misc":{"Est. tempo de leitura":"11 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/glossario\/custo-de-aquisicao-de-clientes-cac\/","url":"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/glossario\/custo-de-aquisicao-de-clientes-cac\/","name":"Custo de Aquisi\u00e7\u00e3o de Clientes (CAC) - Mailrelay","isPartOf":{"@id":"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/#website"},"datePublished":"2026-09-25T17:36:43+00:00","dateModified":"2026-09-25T17:36:50+00:00","description":"O Custo de Aquisi\u00e7\u00e3o de Clientes (CAC) \u00e9 uma m\u00e9trica de marketing que indica quanto dinheiro uma empresa investe para conseguir um novo cliente","breadcrumb":{"@id":"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/glossario\/custo-de-aquisicao-de-clientes-cac\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/mailrelay.com\/pt\/glossario\/custo-de-aquisicao-de-clientes-cac\/"]}]},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/glossario\/custo-de-aquisicao-de-clientes-cac\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Home","item":"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Custo de Aquisi\u00e7\u00e3o de Clientes (CAC)"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/#website","url":"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/","name":"Mailrelay","description":"Mailrelay.com - Email Marketing Software","publisher":{"@id":"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/#organization"},"potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/?s={search_term_string}"},"query-input":{"@type":"PropertyValueSpecification","valueRequired":true,"valueName":"search_term_string"}}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Organization","@id":"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/#organization","name":"Mailrelay","url":"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/","logo":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/#\/schema\/logo\/image\/","url":"https:\/\/mailrelay.com\/wp-content\/uploads\/2019\/05\/mailrelay-logo.jpg","contentUrl":"https:\/\/mailrelay.com\/wp-content\/uploads\/2019\/05\/mailrelay-logo.jpg","width":613,"height":291,"caption":"Mailrelay"},"image":{"@id":"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/#\/schema\/logo\/image\/"},"sameAs":["https:\/\/www.facebook.com\/Mailrelay\/","https:\/\/x.com\/mailrelay","https:\/\/www.youtube.com\/mailrelay-email-marketing"]}]}},"uagb_featured_image_src":[],"uagb_author_info":{"display_name":"Jose Argudo","author_link":"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/blog\/author\/"},"uagb_comment_info":0,"uagb_excerpt":"O Custo de Aquisi\u00e7\u00e3o de Clientes (CAC) \u00e9 uma m\u00e9trica de marketing que indica quanto dinheiro uma empresa investe para conseguir um novo cliente. Em outras palavras, o CAC reflete o gasto m\u00e9dio necess\u00e1rio para converter um lead potencial em um cliente real. \u00c9 calculado considerando todos os custos de marketing e vendas envolvidos nas&hellip;","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/wp-json\/wp\/v2\/glossary\/95566","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/wp-json\/wp\/v2\/glossary"}],"about":[{"href":"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/glossary"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/wp-json\/wp\/v2\/glossary\/95566\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":95567,"href":"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/wp-json\/wp\/v2\/glossary\/95566\/revisions\/95567"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/mailrelay.com\/pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=95566"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}